27/09/2011

Como manter a saúde morando sozinho


Pra você que mora sozinho e precisa de ajuda para saber se alimentar melhor, o jornal O Vale do dia 25.09 publicou uma matéria interessante sobre o crescente mercado de produtos “singles”.


Para muitas pessoas, morar sozinho e alimentar-se bem não soa como algo fácil. Seja pela rotina corrida, pela falta de habilidade na cozinha, por não querer cozinhar para uma só pessoa e, muitas vezes, pela conhecida preguiça. Porém, é possível alimentar-se bem ao invés de cair na rotina dos congelados, fast-foods, hambúrgueres, nuggets, sopas e macarrões instantâneos e lanches em geral.

Planejar uma compra semanal ajuda bastante, principalmente se for fazer uma e/ou duas das principais refeições (almoço ou jantar) em casa.  Verifique os alimentos que já estão na geladeira ou dispensa e compre o necessário. Fique atendo ao prazo de validade dos produtos, pois a tendência é estragar se não for consumir rápido.  

As frutas, verduras e legumes são os mais perecíveis. Quando for comprá-los, não os compre muito maduros, mas o suficiente para a semana, evitando assim o desperdício. Outra dica é comprar frutas, verduras e legumes da época. Além de conterem mais nutrientes do que os em conserva ou enlatados, possuem menos agrotóxicos e são mais baratos. A dica é prestar atenção na data de fabricação e validade e optar por embalagens mais novas. Há boas opções de polpas congeladas para fazer sucos, evitando-se os sucos artificiais, ricos em aditivos químicos, como os corantes e acidulantes.

Os pratos únicos, como risoto, omelete, macarrão e tabule de quinua são boas opções. São práticos e podem ser nutritivos se feitos com verduras e legumes frescos, como abobrinha, berinjela, espinafre, cenoura, tomate, brócolis, escarola, alho poró e etc. Aproveite outras partes dos alimentos para incrementar os pratos, como talos e folhas. O ovo é uma boa fonte de proteína, além de ser rico em colina, carotenóides, entre outros. Para enriquecer o prato único, lembre-se de caprichar numa salada colorida. Há opções de saladas já pré-higienizadas. As carnes, podem ser compradas já limpas e cortadas em porções de 1 ou dois pedaços.

Mas e os pratos prontos? Geralmente são semi-congelados ou congelados e feitos com gordura trans e bastante conservantes, os tão temidos componentes tóxicos. Os enlatados também devem ser evitados ao máximo. Além de conterem muito sal e conservantes, seu revestimento interno é feito com produto tóxico, que contamina seu interior. Portanto, devem ser utilizado em último caso. Os macarrões instantâneos, além de já serem pré-fritos, acompanham aquele temido tempero pronto, cheio de sal, e produtos químicos, como o glutamato monossódico, usado para realçar o sabor e estimular o apetite. A sugestão é preparar molhos caseiros ou comprar opções de molhos orgânicos. As sopas prontas devem ser evitadas também, pois contém produtos artificiais em sua composição, sem benefícios nutricionais. 

Quando não for possível comprar os alimentos destinados a uma só pessoa, oriento a congelar o alimento em porções individuais e etiquetar com prazo de validade, como é o caso das carnes, que devem ser congeladas ainda cruas. Deixe para temperar quando for preparar a refeição.  

Se possível, tire um dia na semana para cozinhar alguns alimentos e congelar em porções pequenas. Algumas opções: feijão, lentilha, arroz, legumes pré-cozidos.

E lembre-se de comprar o necessário quando for ao supermercado. Evite os salgadinhos de pacotes, biscoitos, bolachas e petiscos. Na hora da fome eles serão a primeira opção ao invés de fazer uma refeição equilibrada e nutritiva.  

Ou seja, é possível morar sozinho e manter a saúde em dia.


Para ler parte da matéria, que também traz outras informações como custo e facilidades, o link é esse aqui.   


3 comentários:

  1. ok Q maravilhosa dica querida Geovana Ebaid,bom D +,e valeu por pedalar-mos ontem na energy,brigaduuu bjssssss........bye..

    ResponderExcluir
  2. Geo, é muito difícil comer bem morando sozinha. Ainda mais eu, que gosto de uma bobeira. hehehe Mas estou tentando... Gostei das dicas! Muito chique você! =) Beeeijos! Fernanda.

    ResponderExcluir