06/09/2011

Gergelim preto e hipertensão

Sabe-se que, além da obesidade, diabetes, dislipidemia, sedentarismo, álcool e fumo, a elevação na pressão arterial representa um fator de risco independente para doença cardiovascular. Há várias estratégias nutricionais que ajudam na prevenção e no controle da hipertensão, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Neste estudo de 2011, foram avaliados 22 mulheres e 8 homens com pré-hipertensão, divididos aleatoreamente em dois grupos de 15 cada. Os indivíduos ingeriram cápsulas de gergelim preto ou placebo por 4 semanas. Os resultados mostraram que a farinha de gergelim preto diminuiu significativamente a pressão arterial sistólica, os níveis de MDA (malondialdeído – marcador de estresse oxidativo) e aumentou a concentração de vitamina E. Os resultados sugeriram possível efeito anti-hipertensivo e antioxidante da farinha de gergelim preto, bem como a redução do estresse oxidativo. Dados interessantes que podem ser benéficos na prevenção de doenças cardiovasculares.

Curiosidade: Você sabia que muitos pacientes não são sensíveis à redução da pressão arterial pela retirada do sal? O mineral magnésio é um excelente ativador do óxido nítrico (substância vasodilatadora) e que tem ação da diminuição da pressão arterial. Assim como dieta rica em potássio, sendo as prinipais fontes frutas e vegetais, exerce efeito positivo no tônus vascular, pela redução da pressão sanguínea. A coenzima Q10 também reduz efetivamente a pressão arterial sistólica e diastólica.

Interessante que a deficiência de vitamina D e de cobre também está associada à alteração na pressão arterial. Estudode 2006 observou que pacientes com hipertensão apresentaram diminuição na atividade da SOD (superóxido dismutase), que é um importante antioxidante enzimático dependente de cobre. O aumento da pressão arterial também está relacionado com o metabolismo do cálcio, evidenciado através do aumento da concentração de cálcio intracelular, do PTH (hormônio da paratireóide) e da excreção urinária de cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário