03/10/2011

Efeitos benéficos do Alecrim


O alecrim (Rosmarinus officinales L.) é uma erva medicinal bem conhecida e amplamente utilizada em todo o mundo, tanto como tempero quanto como ingrediente de bebidas e produtos farmacêuticos.
Desde a antiguidade é utilizado como digestivo, tônico, diurético, analgésico, entre outros. O principal composto encontrado no extrato solúvel de alecrim é o ácido rosmarínico.
Dentre os efeitos benéficos do alecrim, destacam-se as atividades anti-inflamatória e antioxidante, sendo o rosmanol e outros ácidos fenólicos responsáveis por aumentar a atividade da enzima superóxido dismutase (SOD) e glutationa reduzida (GSH) e diminuir a concentração de malondialdeído (MDA). A erva possui ainda efeito analgésico, antifúngico, antimicrobiano, hepatoprotetor, destoxificante, anticarcinogênico, antiulcerogênico e efeitos benéficos no sistema nervoso central.
Em doenças neurológicas, como no Alzheimer, o ácido rosmarínico pode inibir as enzimas acetilcolinesterases, impedindo que elas degradem a acetilcolina, aumentando então a concentração deste neurotransmissor na fenda sináptica.  Outros compostos presentes no extrato não solúvel, como o carnosol e o ácido carnosóico, também podem ser eficientes na prevenção de doenças neurodegenerativas.
O alecrim pode ser utilizado em diversas situações que envolvem o estresse oxidativo e a inflamação. Pode ser eficaz no diabetes, obesidade, artrite reumatóide, aterosclerose, asma, dermatite, colite ulcerativa, catarata, etc.
O chá de alecrim é muito utilizado em casos de indigestão, e por isso é conhecido como o omeprazol natural.
É preciso cuidado com a dose segura a ser utilizada, a melhor via de administração e os possíveis efeitos adversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário