20/09/2011

Microbiota saudável


A integridade da mucosa intestinal é fundamental para a saúde em geral. Muitas pessoas não sabem, mas até o tipo de parto influencia na colonização da nossa microbiota intestinal. Tanto o tipo de parto quanto a alimentação que será oferecida ao bebê, podem trazer conseqüências positivas ou negativas para nossa saúde.

Falando do parto normal, sem julgar outras questões como decisão, conscientização, riscos, alternativas e etc., o parto normal oferece um contato do bebê com a microbiota vaginal da mãe, sendo o passo mais importante para colonização de uma microbiota saudável.

Desta forma, a integridade da microbiota intestinal é de muita importância e merece atenção redobrada. É necessária para a produção de várias substâncias pelos enterócitos, que são as células intestinais, como: enzimas digestivas, hormônios e neurotransmissores, sendo a serotonina um deles. Além disso, a mucosa intestinal é responsável pela absorção de nutrientes, e também é ela quem seleciona a passagem de componentes tóxicos e macromoléculas indesejáveis ao nosso organismo.  

A integridade do intestino é fundamental para o sistema imunológico e também é um dos principais órgãos de destoxificação do organismo, processo que envolve a eliminação de xenobióticos. Na microbiota intestinal existe um complexo ecossistema com inúmeras diferentes espécies de bactérias. Temos que nos dar conta que há uma competição por espaço no nosso intestino, entre as boas bactérias (probióticas) e as más bactérias (patogênicas). Não cuidar da saúde intestinal pode levar inclusive ao aumento da sua permeabilidade, assunto já falado aqui no blog.


A foto é bem ilustrativa. Portanto, para cuidar bem da saúde intestinal devemos evitar os alimentos industrializados, refinados, aditivos alimentares, açúcar, gordura saturada e trans, álcool, cafeína presente em refrigerantes, café, chocolates e, inclusive o excesso de fibras.

Quanto maior a absorção de substâncias NÃO NUTRIENTES pelo intestino, passando para o sangue, maior será o trabalho do sistema imunológico e hepático (o fígado é o maior órgão de destoxificação) para combater e eliminar essas substâncias.
Um abraço e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário