14/05/2011

Permeabilidade intestinal

Qual o motivo do intestino ser tão importante, além de ser uma fábrica de hormônios e neurotransmissores?
É nele aonde acontece a seleção de nutrientes que sustentam o organismo. A mucosa intestinal se torna mais permeável quando suas células perdem o poder de adesão. Seria como se fosse um tecido que de repente se rasga e, por isso, acaba por absorver não somente substâncias benéficas, mas também aquelas que deveriam ser eliminadas. Esse processo é chamado de aumento da permeabilidade intestinal. E um intestino mais permeável leva a muitas doenças.
Exemplos de substâncias que aumentam a permeabilidade intestinal: toxinas, fungos, hábitos alimentares, antiinflamatórios, antibióticos, anticoncepcionais, corticóides, mercúrio (metal tóxico), além das infecções, parasitoses e principalmente as alergias alimentares. O Intestino, por ser o órgão mais vulnerável do organismo, também está sujeito a formação de grande quantidade de radicais livres, relacionado também ao envelhecimento.
Algumas patologias relacionadas com o aumento da permeabilidade intestinal: doença de Crohn, colite ulcerativa, artrite reumatóide, colesterol alto, fadiga crônica, intoxicação por metais pesados (chumbo, mercúrio, alumínio, cádmio), síndrome fúngica, ansiedade, depressão, obesidade, hiperatividade, Alzheimer entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário