29/08/2011

Propriedades do Aloe Vera

Quem nunca ouviu falar dessa planta milenar, conhecida como babosa?!! Por muitos séculos, pessoas do mundo inteiro têm consumido o Aloe Vera por suas propriedades benéficas a saúde.


Existem cerca de 200 a 300 espécies já identificadas. Dentre as vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos essenciais, mono e polissacarídeos, já foram identificados cerca de 70 compostos bioativos presentes no Aloe Vera. Outras substâncias encontradas: acemannan, lignina, saponinas, antraquinonas, isobarbaloína, ácido aloético, Aloe emodina, ácido cinâmico, óleo etéreo, entre outros.  


Suas propriedades benéficas são muitas, podendo atuar como:

- antiinflamatório
- antioxidante
- destoxificante
- imunomodulador
- anticancerígeno
- digestivo
- cicatrizante
- antienvelhecimento
- hipoglicemiante
- antialérgico
- antibiótico
- protetor gástrico
- regenerador celular
- hidratante

O Aloe Vera ajuda na recuperação da flora Intestinal, melhorando a absorção de nutrientes. Ajuda a equilibrar o pH gastrintestinal, impedindo a sobrevivência de uma grande variedade de microorganismos disbióticos, além de promover a multiplicação e sobrevida da microbiota. O uso prolongado de antibióticos, antiinflamatórios, pílula anticoncepcional e corticóides são alguns dos fatores que podem provocar o aumento da permeabilidade intestinal, assim como as infecções intestinais e parasitoses.

Sua ação no sistema gastrintestinal, seja através do seu conteúdo de enzimas digestivas ou recuperando a mucosa gástrica, faz com que a produção dos neurotransmissores (serotonina, acetilcolina) no sistema digestório seja potencializada, melhorando a qualidade do sono, a sensação de bem-estar, a capacidade de atenção, raciocínio e melhora do humor.

Porém, preste atenção no Aloe Vera que você utiliza. Cuidado com a purificação do produto a ser usado, pois o mesmo pode apresentar alcalóides tóxicos, como o Aloín, (pigmento amargo de cor amarela e brilhante junto à casca) que, em concentrações elevadas ou se usado constantemente, pode provocar alergias de pele, problemas digestivos, hemorragias, infecções renais, morte celular. O FDA americano limita por litro de suco de Aloe Vera 0,06% (50ppm). Portanto, não é recomendado usar a planta, e sim o suco.

Através dos nutracêuticos encontrados no Aloe Vera, pode-se atribuir a esta planta o poder de equilibrar os três fatores essenciais para uma boa saúde: a desintoxicação, sistema gastrintestinal e sistema imune.

Nenhum comentário:

Postar um comentário