30/06/11

Biomassa de Banana Verde

Comentando a reportagem do Jornal Hoje de ontem, 28.06.11 sobre a banana verde e sua relação com a obesidade e a flora intestinal.

Realmente a banana verde é um excelente alimento, considerado inclusive alimento funcional, pois quando cozida, a banana verde apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta, apresentando efeito parecido com o das fibras.

O amido resistente quando fermentando no intestino grosso, produz substâncias como os ácidos graxos de cadeia curta (butirato, acetato de propionato), que são fonte de energia para as bactérias benéficas do nosso intestino. Essas substâncias, além de manter a integridade da mucosa intestinal (responsável pela absorção adequada dos nutrientes), formam uma barreira contra a entrada de substâncias prejudiciais ao organismo. A mucosa intestinal apresenta-se danificada na maior parte por agressão de alimentos com fatores anti-nutricionias. Ou seja, destruímos nossa mucosa intestinal, e nela passam substâncias prejudiciais ao organismo, que podem desencadear um quadro de processo alérgico, também com liberação de citocinas pró-inflamatórias, podendo estar associado com a obesidade.  

E quais as propriedades benéficas?
· Atua na saciedade;
· É alimento de baixo índice glicêmico;
· Possui ação hipoglicemiante. Por apresentar digestão e absorção lenta, há uma liberação gradativa de glicose na corrente sanguínea, reduzindo a necessidade de liberação de insulina. Contribui, portanto, para a prevenção do diabetes e o acúmulo de gordura corporal;
· Possui ação hipolipemiante, auxiliando na redução do colesterol e prevenindo doenças do coração;
· Auxilia na prevenção de câncer de cólon através do seu efeito protetor de mucosa;
· Ação anti-ulcerogênica;
· Auxilia quadros de disbiose;
· É antidepressivo natural, pois na polpa tem triptofano, precursor da serotonina e na casca tem a dopamina.

A banana verde quando cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo.
A Biomassa pode ser utilizada em sucos e sopas também. Seu preparo é simples e pode ser feito em casa, como foi mostrado na reportagem.

Receita de Biomassa de Banana Verde:
1.Bananas verdes (pode ser banana nanica, banana prata etc – aproximadamente 10 bananas);
2.Higienizar as bananas com água corrente e uma escovinha;
3.Colocar as bananas na panela de pressão com água previamente quente, o suficiente para cobri-las;
4.Após pegar pressão, contar 8 minutos. Depois desligar e esperar acabar a pressão naturalmente;
5.Descascar as bananas ainda quentes e colocá-las no liquidificador ou processador com um pouco da água do cozimento. Pode ser com casca ou sem a casca. Processar até que as bananas fiquem como uma pasta, nem muito mole, nem muito dura. É importante que a banana esteja bem quente, para não esfarinhar e endurecer.

Armazenar na geladeira em um pote de vidro. A recomendação para o armazenamento em geladeira é por até 7 dias.
Caso queria congelar, colocar em um marinex de vidro e levar a geladeira para fiquem mais durinhas (por umas 6 horas). Após esse tempo, cortar em quadrados pequenos (ver figura), na quantidade de 1 colher de sopa e congelar. A biomassa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento, caso queira usar em preparações que não utilizem liquidificador ou processador, como sopas, pães. No suco, pode ser batida direto com outras frutas.
É importante lembrar, que apesar dos efeitos benéficos e diversos da biomassa da banana verde a saúde, a adoção de outros hábitos alimentares saudáveis é essencial para um bom funcionamento do organismo. Assim como a prática de atividade física.
A banana verde pode fazer parte de um plano alimentar para o emagrecimento e não é um alimento milagroso. O enfoque da reportagem foi o emagrecimento e a flora intestinal. Mas nem a banana e nem nenhum outro alimento isolado irá conseguir um resultado positivo se outros hábitos alimentares se mantiverem inadequados.
Desta forma, a resposta do organismo dependerá de um conjunto de fatores. Não há fórmula milagrosa.

Fontes:
Livro: Yes, nós temos banana, de Heloísa de Freitas Valle.
Revista dos Vegetarianos: www.revistadosvegetarianos.com.br

Na dúvida, consulte um bom nutricionista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário