17/05/2011

Propriedades da Batata Yacon!

A batata Yacon é uma planta nativa dos Andes que pertence à família da Compositae (Asteraceae). É uma raiz que contém alto percentual de água e frutooligossacarídeos (FOS) – de baixa digestibilidade e valor calórico reduzido. Os FOS possuem propriedades similares às fibras, e por isso são resistentes à hidrólise enzimática.
Este tubérculo de baixo índice glicêmico difere das outras raízes (batata doce, batata inglesa, entre outros) por armazenar como carboidrato de reserva uma grande quantidade de FOS ao invés de amido. Dentre seus benefícios comprovados estão a redução das taxas de colesterol, triglicerídeos e glicemia, aumento da absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro, inibição dos estágios iniciais do câncer de colón, fonte importante de frutose, adoçante dietético, além de possuir efeito prebiótico, atuando como substrato energético para bactérias benéficas na mucosa gastrointestinal.
Um de 2009 estudo publicado na revista Clinical Nutrition evidenciou que o uso de xarope da raiz de Yacon reduziu o peso corporal, circunferência da cintura e o IMC de mulheres obesas e com dislipidemia, houve redução da insulina de jejum e do índice HOMA-IR. Não foram observadas alterações na glicemia de jejum e lipídios séricos, porém foram observados efeitos benéficos nos níveis de LDL-colesterol. Seu efeito benéfico foi observado em indivíduos com resistência à insulina. Mais estudos são necessários, e o mais importante é a individualidade de cada um. 
Dica de consumo: consumir a Yacon crua, batida em sucos ou como fruta, já que o seu sabor é semelhante ao da pêra, maçã ou melão.
Saiba mais:
Genta S, Cabrera W, Habib N, et al. Yacon syrup: Beneficial effects on obesity and insulin resistance in humans. Clinical Nutrition. 2009;28:182-7.

Lachman, J, Fernández, EC, Orsák, M. Yacon [Smallanthus sonchifolia (Poepp. et Endl.) H. Robinson] chemical composition and use – a review. Plant Soil Environ. 2003; 49 (6): 283–290.

2 comentários:

  1. Nossa viciei total nessa batata!! Hummmmm.....

    ResponderExcluir
  2. muito boa mesmo!Estou adorando essa batata! Maravilha da natureza heim!

    ResponderExcluir