06/02/2012

Benefícios do Mirtilo na Resistência à Insulina e Inflamação


 Muitas vezes consumimos certos alimentos e não nos damos conta dos efeitos benéficos que eles podem nos trazer. As “berries” são frutas com excelentes propriedades benéficas e têm em comum o elevado conteúdo de antioxidantes como os flavonóides e as antocianinas, que são pigmentos responsáveis por uma variedade de cores atrativas de frutas, flores e folhas, que variam do vermelho ao azul, e apresentam ação antiinflamatória e imunomoduladora. Exemplo de fontes vegetais ricas em antocianinas: mirtilo, romã, amora, uva, framboesa, açaí, repolho roxo, cebola roxa, alface roxa.

Estudo de 2009 mostrou o efeito benéfico do mirtilo (blueberry) na diminuição da resistência à insulina e inflamação dos adipócitos. O termo resistência à insulina refere-se a uma reduzida sensibilidade tecidual à ação da insulina, gerando importantes complicações metabólicas. O pâncreas secreta quantidades cada vez maiores de insulina, resultando em hiperinsulinemia. A inflamação do tecido adiposo também promove resistência à insulina e outras complicações da obesidade. O estudo foi feito com ratos mantidos por 8 semanas com 3 tipos de dietas: LFD (dieta com 10% de gordura); HFD (dieta com 60% de gordura) e HFD+B (dieta 60% gordura + Mirtilo).

A figura abaixo mostra que os animais HFD+B apresentaram menor resistência à insulina quando comparado com os animais que receberam a mesma dieta (HFD), porém sem a suplementação de mirtilo.

Já esta figura (está pequena!!) mostra o corte histológico do adipócitos com as diferentes dietas. Nota-se que na figura C, a presença de macrófagos adipocitários esteve reduzida com a introdução de mirtilo na dieta, mostrando seu efeito benéfico.


Os resultados confirmam a correlação positiva da obesidade induzida pela RI e a morte dos adipócitos e sugere ação citoprotetora e antiinflamatória do mirtilo.

Quanto mais variada a alimentação, mais benefícios alcançamos com os diferentes nutrientes consumidos. Já é possível encontrar frutas vermelhas e roxas com facilidades nos supermercados e feiras. As frutas frescas são as melhores opções, principalmente se forem frutas da época. Mas dependendo do local e da época do ano, vale a pena comprar as congeladas também. O artigo pode ser baixado em PDF para melhor visualização das figuras. 
Aqui vai uma fotinha que fiz hoje! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário