19/01/2012

Conhece a Semente de Chia?


Recentemente divulgada no Brasil, essa sementinha tem ganhado bastante atenção e espaço na mídia. Também chamada de Sálvia Hispânica, por se originária da região andina do México e da Guatemala, era muito consumida pelos povos Maias em tempos de guerras, por isso o nome Chia, que significa “força”. Além da energia e resistência que proporcionava, a semente era muito valorizada e tratada como moeda por esses povos.

E quais os benefícios que ela pode nos trazer? A semente é bastante valorizada nutricionalmente não só pela quantidade de fibras e de ácidos graxos ômega-3 (ALA e EPA), mas também pela presença de antioxidantes, aminoácidos (isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina e triptofano), minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco, além das vitaminas A, C, E, B1, B2, B3 e B12.

Por toda sua qualidade nutricional é excelente aliada no tratamento de dislipidemias, problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão, problemas hormonais, câncer e melhora do desempenho físico. Poucos estudos mostram efeitos na perda de peso. 

Estudo realizado em ratos recebendo sacarose e tratados com semente de chia, rica em ácido graxo alfa-linolênico (ALA) e fibras, evidenciou melhora na adiposidade visceral e normalização nos níveis de triacilgliceról. Além disso, apesar de não haver alteração nos níveis de glicose sanguínea, foi observado melhora na resistência à insulina nos animais dislipidêmicos.      

As sementes são pequenas e podem ter coloração variada (preta, cinza, marrom escura ou branca). Muitos até a consideram parecida com a semente de linhaça, seja nas propriedades nutricionais, seja no tamanho. A semente de chia apresenta maior concentração de antioxidantes que a linhaça, por isso ela é mais estável e resistente a oxidação. Por ser tão pequena é aconselhado usá-la triturada ou deixá-la de molho num copo com água. Logo que a semente é hidratada é possível observar que forma-se uma camada gelatinosa ao seu redor e ela cresce no tamanho. É até mais fácil de mastigá-la ou batê-la no liquidificador. Esse colóide gelatinoso hidrofílico formado pode atuar promovendo uma conversão mais lenta de carboidratos em açúcar, auxiliando no controle da glicemia e promovendo saciedade.

Pode ser usada batida nos sucos com frutas e em sopas. Também é ótima substituta do ovo em receitas, nos casos de alergias alimentares. Para cada ovo, recomenda-se usar 1 colher de sopa da semente dissolvida em ¼ de água. Outra indicação bastante interessante é usar a farinha de chia em preparações de pães sem glúten. A semente tem capacidade de proporcionar maciez ao alimento devido seu poder aglutinante. A foto abaixo (não muito boa!) mostra a semente de chia logo que foi colocada de molho na água e minutos depois, já hidratada. 


Sendo assim, a chia pode ser vista como mais um coadjuvante na busca por uma boa saúde e não um alimento único e milagroso capaz de promover benefícios. Os hábitos alimentares e o estilo de vida ainda contribuem para o bem estar geral. 





5 comentários:

  1. Nossa acho muito dificil comer a chia assim.ow beber com agua.entao comprei capsulas grandes.eu msm coloquei nas capsulas e facil,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais indicado é hidratar a semente de chia e depois batê-la com suco de fruta natural. Vc deve estar se referindo ao óleo em cápsulas, correto!?

      Excluir
  2. li na revista que era para hidratar a chia com agua por 40 minutos e depois adicionar suco de uva e beber,nao sabia que tinha que mastigar a semente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A semente de chia deve ser hidratada para que os fatores antinutricionais sejam removidos.

      Excluir
  3. comprei chia e ela esta amarga sem a camada gelatinosa posso tomar

    ResponderExcluir