13/02/2012

Benefícios da Erva-Mate


Embora esse artigo seja recente, já foi bastante comentado por vários bons profissionais da saúde. A erva-mate, também conhecida como Ilex paraguariensis (yerba mate) é muito utilizada nos países da América do Sul. No Brasil, os estados que mais fazem uso na forma gelada são o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Já no sul do país, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e interior do Paraná utilizam a erva-mate na forma quente, o conhecido chimarrão. E pra fugir um pouco do chá verde, que também apresenta propriedades benéficas, a erva-mate vem ganhando seu espaço pelos inúmeros benefícios à saúde. Seu efeito antioxidante pode ser observado na primeira figura abaixo, que mostra a composição da erva, rica em compostos fenólicos como o ácido clorogênico, seguido de galocatequina, ácido gálico e epicatenia, também presentes no chá verde. A erva-mate apresenta cafeína na composição e menor quantidade de teobromina (também presente no cacau, podendo causar insônia e ansiedade).  




Algumas das propriedades benéficas da erva-mate no metabolismo lipídico, obesidade e outros. 
   
- diminuição nas concentrações de LDL-colesterol e aumento nas concentrações de HDL-colesterol
- diminuição do estresse oxidativo e aumento das enzimas antioxidantes
- proteção da oxidação de gorduras
- proteção vascular
- efeitos na perda de peso: inibição da lipase pancreática e aumento da AMPK (proteína quinase ativada por AMP)
- efeito termogênico: aumento do transporte de elétrons nas UCPs (proteínas desacopladoras), que tem a função de aumentar a produção de calor no corpo  
- redução da inflamação
- auxilia na digestão
- efeito diurético
- ação na memória



Essa erva-mate ganhei de uma amiga de infância que trouxe do interior de São Paulo, divisa com o Mato Grosso do Sul. Não é forte como o chá verde. E o bom dessa marca de erva é que nela tem outros compostos como o Boldo do Chile (Pneumus boldus – hepatoprotetor, antioxidante, antiinflamatório) e a Hortelã (Mentha piperita – estimulante, analgésica, antioxidante, expectorante, antiséptica etc). Cuidado: gestantes, lactentes, nefropatas, hepatopatas e portadores de litíase biliar. 



Pode ser misturada com suco de maracujá, abacaxi ou limão. Ótimo para os dias quentes.   

3 comentários:

  1. Gê, que blog legal. Adoro mate gelado. Parabéns. bjs. LEO

    ResponderExcluir
  2. Oi Léo, super obrigada. Essa erva veio lá da Ilha. Nossa amiga Lígia que me deu! Nosso conhecido Tereré! Bjs

    ResponderExcluir