11/01/2012

Primeira postagem de 2012!

Pra começar bem o ano, vou falar de dois alimentos saudáveis que estiveram em evidência na mídia em 2011 e continuarão dando o que falar em 2012. 

ÓLEO DE COCO e   SEMENTE DE CHIA

Hoje será a vez do óleo de coco e depois da Semente de Chia. 


O óleo de coco extra-virgem é um alimento natural de origem vegetal extraído da espécie Cocos nucifera L. Cerca de 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, que é o seu principal ácido graxo de cadeia média. No corpo humano, o ácido láurico se transforma em monolaurina, que tem ação antibacteriana, antiviral, antiparasitária e antifúngica. 


O óleo de coco extra-virgem ganhou espaço na mídia pelo seu efeito na diminuição da gordura corporal e da circunferência abdominal, já que o ácido graxo de cadeia média fornece energia imediata, atuando rapidamente na oxidação, levando a um maior gasto energético e, com isso, menor ganho de peso e diminuição dos depósitos de gordura. A ação termogênica do óleo de coco se dá pelo aumento da atividade das UCP’s (uncoupling proteins - proteínas desacopladoras de elétrons) que atuam na mitocôndria. Portanto, um aumento na unidade das UCPs na célula adiposa marrom ou na célula muscular poderia ajudar no tratamento da obesidade.

Além da ação benéfica sobre o perfil lipídico e cardiovascular, recente estudo publicado no Journal of Diabetes Mellitus de 2011 evidenciou efeitos antidiabético e antioxidante do óleo de coco extra-virgem. Interessante observar que apesar de ser um ácido graxo de cadeia média, houve diminuição nas concentrações de colesterol total e a presença dos polifenóis diminuiu a peroxidação lipídica. Isso nos mostra que nem todo ácido graxo de cadeia média é hipercolesterolêmico ou maléfico.

Geralmente o óleo de coco é encontrado para comprar na forma líquida, podendo substituir os demais óleos de cozinha e ser utilizado no preparo de refeições (carne, arroz, refogados). Também pode ser usado no preparo de sucos, sobremesas ou mesmo puro!! Para uso culinário o custo acaba sendo elevado. Outra opção é utilizar o óleo de coco em molhos, patês, ou mesmo no pão, como alternativa da margarina e outros, já que dependendo da temperatura ambiente, o óleo tende a endurecer.  
    

                                                                                                                                                                                                                        
                                                     líquido                                         sólido 


Muita gente opta por utilizar a cápsula do óleo. Não acho vantagem, pois há estudos que mostram efeitos benéficos com o consumo de 30ml por dia. Cada caso é um caso e sempre costumo ressaltar a questão da individualidade do paciente.  


Um excelente ano de 2012 a todos!  

2 comentários:

  1. Excelente post. Comecei recentemente a tomar óleo de coco e já estou sentindo os benefícios. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir