20/08/2012

Alimentação Ocidental e ACNE


Estudo mostra o papel da dieta Ocidental, rica em carboidratos refinados e leite de vaca e derivados na patogênese da acne. Há vidências que mostram que a acne está menos presente em populações que consomem dieta de baixa carga glicêmica e restrita em leite e derivados.
Dieta de baixa carga glicêmica reduziu o tamanho da glândula sebácea, diminuiu a inflamação, assim como diminuiu a expressão da interleucina-8, uma citocina pró-inflamatória e diminuiu a SREBP-1 (Sterol Regulatory Element-binding Protein), importante fator de transcrição na lipogênse (síntese de lipídios na glândula sebácea).
 Já é bem claro na literatura que o consumo de leite de vaca, rico em leucina (principal aminoácido de cadeia ramificada) induz hiperinsulinemia, resistência à insulina e aumentos nos níveis de IGF-1, que desencadeiam todo o processo de ativação do mTORC-1 (alvo da rapamicina em mamíferos). Excesso de dihirotestosterona (DHT) também aumenta a absorção de leucina celular e ativa diretamente mTORC-1.
                Uma dieta restrita em carboidratos refinados reduz a sinalização insulina/IGF-1 e aumenta os níveis de celulares AMPK, portanto, atenuando a atividade de mTORC-1 e SREBP-1. Deste modo, é possível que alimentos com baixa carga glicêmica tenham ação também na redução do estresse oxidativo e na inflamação, por meio de uma manutenção da regulação da glicose. 
Um outro artigo de 2012 que saiu da Dermato-Endocrinology, mostra a ação do Resveratrol presente na uva e ação  da Epigalocatequina-3-galato (EGCG) do chá verde na inibição do mTORC-1. Ou seja, diminuição da acne.
                Consumo de leite de vaca também está associado com a progressão de câncer de próstata. The impact of cow's milk-mediated mTORC1- signaling in the initiation and progression of prostate cancer. Nutrition & Metabolism. 2012, 9:74

                Pra pensar: BCAA é rico em leucina!!

A alimentação e suplementação deve ser sempre individualizada!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário